Quem tem bichinhos de estimação em casa sabe: além de muito amor, eles necessitam de outros cuidados que custam um bocado. Mas, em Portugal, os donos de cães e gatos adotados podem começar a respirar mais aliviados diante da lista de despesas.
É que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, uma cidade do Porto, acaba de assinar protocolo que estabelece que animais provenientes de processo de adoção terão descontos de até 25% em clínicas de atendimento veterinário. Curtiu?
A regalia, no entanto, não serve para todos os bichinhos. O documento deixa claro que os animais precisam ser adotados no CRA (Centro de Reabilitação Animal) da cidade, mantido pela prefeitura. Lá, após entrevista e adaptação de 30 dias com o cão ou gatinho escolhido, o adotante recebe certificado que vale descontos nas nove clínicas parceiras da instituição neste projeto.
E o CRA não para por aí: para ajudar ainda mais os adotantes, o Centro oferece, gratuitamente, vacina antirrábica e tetravalente, vermifugação e colocação de microchip em todos os animais adotados na instituição.
A intenção, claro, é aumentar os casos de adoção na cidade – que, assim como o restante de Portugal, tem muitas ocorrências de abandono de cães e gatos. Segundo a própria CRA, por ano, estima-se que cerca de 10 mil animais de estimação sejam largados nas ruas de Portugal, como se fossem objetos que podem ser descartados.
Por Débora Spitzcovsky
Por Débora Spitzcovsky