Meu animalzinho está com Dermatite Canina, e agora?

Gabriel Diniz
0

Coceira excessiva, descamação, feridas e vermelhidão na pele, queda de pelo e lambidas frequentes podem ser sintomas de uma doença bastante recorrente em cachorros, a dermatite canina. Ela é tão comum que é considerada o terceiro motivo que mais leva os cães aos médicos-veterinários e é, por isso, que os tutores precisam estar bastante atentos para evitar o problema e resolvê-lo assim que aparecer.

O que é?

A dermatite canina é uma infecção ou inflamação na pele do cachorro, que pode ser ocasionada por uma reação alérgica a algum elemento externo, como picadas de pulgas, ou ser resultado de um período de estresse, infecção bacteriana ou até mesmo uma alergia alimentar. Também é possível que a dermatite ocorra por conta de mudança no clima, problemas hormonais e herança genética.

É uma doença com sintomas bastante abrangentes, caracterizada, principalmente, por vermelhidão, descamação e também pequenas feridas na pele do animal. A coceira e a lambida excessiva também devem acender sinal de alerta nos tutores, que precisam procurar um médico veterinário de confiança assim que perceberem essas alterações na pele e no comportamento dos animais.

Raças mais propensas

Apesar de poder ocorrer em qualquer cachorro, algumas raças são mais propensas a desenvolver a dermatite canina, como Yorkshire, Husky Siberiano, o Golden Retriever, o Shar Pei, o Poodle, o Pitbull, o Labrador e o Cocker.

A susceptibilidade dessas raças tem vários motivos: a pelagem mais longa do Yorkshire, Cocker e Golden Retriver, as dobrinhas do SharPei, a dificuldade de absorver zinco e o hipotireoidismo comum no Husky Siberiano e a predisposição genética do Poodle, Pitbull e Labrador.

Mas o que fazer para evitar a dermatite canina?

Para prevenir a ocorrência da dermatite canina os tutores precisam ter bastante cuidado na manutenção da limpeza da casa, deixando-a livre de bactérias, ácaros, fungos, pólen e até mesmo poeira. Ofereça também uma alimentação balanceada para fortalecer o sistema imunológico do seu amigo.

Outra dica é só dar banho com produtos adequados, para não causar irritação ou alergia na pele do seu cachorro. Nada de usar o seu shampoo favorito para o cabelo. Os cães têm produtos específicos, testados e aprovados para a pele e pelo deles, ein! Depois do banho, seque corretamente o animal. Isso vale, principalmente, para aqueles cães com dobrinhas ou pelos longos. Ah e não esqueça de manter a medicação e as vacinas em dia!

Meu cachorro está com dermatite, o que eu faço?

Se o seu cachorro está com dermatite, não se desespere. Primeiramente, procure um médico-veterinário para diagnosticar corretamente o problema e indicar o melhor tratamento para restabelecer a saúde e o bem-estar do seu pet.

Tags

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !