Sexta-feira 13 e a violência contra gatos pretos

Gabriel Diniz
0

A sexta-feira 13 chegou! Essa é uma data popularmente conhecida como o dia do azar e carrega diversos tipos de superstição.

Por regra, as sextas-feiras 13 só ocorrem quando o primeiro dia do mês é um domingo, e podem aparecer em qualquer mês e qualquer ano.

Há varias lendas e hipóteses do que pode ter consolidado esse dia como o dia do azar, desde acontecimentos do cristianismo até de mitologia nórdica. 

Qualquer que seja a origem do dia, uma figura é a mais prejudicada de todas: o gato preto, associado à trevas, misticismo e bruxaria.

SEXTA-FEIRA 13 E O GATO PRETO

As superstições envolvendo animais são de longa data. Desde a Idade Média, a cor preta era vista com maus olhos e associada ao misticismo e bruxaria. E o gato preto não escapava disso: era um símbolo de azar por ter hábitos noturnos e se "camuflar com as sombras"

A crença era tão forte que, no século XV, o papa Inocêncio XIII incluiu os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, pois, supostamente, eram aliados de maus espíritos. Por conta disso, muitos bichos foram queimados ao lado de mulheres acusadas de bruxaria.

A fama desses gatos é muito diferente ao redor do mundo. No folclore alemão e para algumas culturas da Pérsia e Egito Antigo, por exemplo, ter um gato preto perto de onde mora indicava que prosperidade e boas notícias estavam chegando.

Contudo, infelizmente, a superstição negativa prevalece forte no Brasil e em outros países, tornando o gato preto uma vítima de crueldade. Ao longo do ano e, principalmente, no Dia das Bruxas e sexta-feira 13, pessoas praticam maus-tratos aos gatos pretos para evitar a possível má sorte.

ONGs e ativistas protetores de animais aconselham que, se você possui um gato preto, é melhor deixá-lo dentro de casa em segurança, especialmente em datas como essa. A coloração escura também é muito mais difícil de ser adotada, por isso, se você têm condições de cuidar de um gatinho, priorizar essa cor pode salvar a vida do animal.

Cada um tem a liberdade para acreditar no que quiser, mas sem praticar violência com o próximo. Todo tipo de maus tratos contra animais é crime, com pena de 2 a 5 anos de reclusão. Se você testemunhar um ato de crueldade, pode denunciar para o contato de fiscalização disponibilizado pela prefeitura da sua cidade.

No Recife, esse número é (81) 3355-8371 - Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais (SEDA).

Por Luana Simões

Tags

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !